Educação no Brasil. Que vergonha!

Todo ano eleitoral é a mesma coisa, ouvimos milhares de discursos voltados à melhoria da educação, os meses passam e continuamos na mesma.


A educação no Brasil realmente é uma vergonha!

Enquanto estamos discutindo a escola em período integral e o ensino de qualidade na educação profissional, países como Angola passam a nossa frente. Isso mesmo!

O governo de Angola esta realizando parcerias com diversas universidades do Brasil e Portugal para aplicação de cursos técnicos no país, com educação em período integral onde além da formação técnica, os alunos terão aulas de Português, Frances, inglês, Educação Física e Cidadania.

Angola percebeu que para crescer precisa investir em educação de qualidade para que a população possa contribuir com este progresso, enquanto no Brasil, estamos com um déficit de 5 mil vagas na área de engenharia, um reflexo das altas mensalidades nas universidades e baixos salários do setor nos anos 80 e 90.

Você deve ter ouvido falar do caso do “Engenheiro que virou suco”, um reflexo do cenário dos anos 80, onde um engenheiro virou empreendedor abrindo uma casa de suco em São Paulo, o nome surgiu como um protesto ao mercado de trabalho nos anos 80.

Hoje em pleno século 21 você deve imaginar que o cenário é outro, mas ainda precisamos investir muito em “Educação”, porque segundo reportagem da Folha de São Paulo (19.02.2011), no Brasil 17% dos professores da rede pública não têm formação suficiente para exercer a profissão e estão em situação irregular de acordo com as “leis da educação”, o pior estado é a Bahia, onde 50,8% dos 96,5 mil docentes do ensino fundamental e médio não completaram o ensino superior e São Paulo tem a melhor taxa nacional: 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade.

Poderíamos aprender com o Egito e começar a exigir do Governo uma educação de qualidade e formativa, assim seremos capazes de atender a demanda de profissionais qualificados, pois no Brasil nos últimos 5 anos tivemos os maiores índices de emissão de visto para trabalho no pais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de Leitura!

E-BOOK: O QUE É APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS?

EMPREGO OU TRABALHO?