CELULAR EM SALA DE AULA?????


A tecnologia está presente em todos os setores da sociedade, mudando a forma como nos comunicamos, dirigimos, nos relacionamos, pagamos uma conta e até mesmo no modo de solicitar um táxi, independente do contexto, tornou-se uma necessidade da contemporaneidade e como tal não deveria estar apartada da educação. 

No entanto, devido ao desconhecimento de práticas educacionais inovadoras, o sistema de ensino tende a manter de forma predominante a pedagogia tradicionalista baseada na aplicação de conteúdo, desconsiderando a tecnologia como uma necessidade do indivíduo.

A maioria das escolas brasileiras, principalmente na rede pública de ensino, impugnam a tecnologia como prática pedagógica; uma atitude clara dessa sentença é a proibição do uso de dispositivos móveis como celular e tablet em sala de aula.

O celular está presente no processo de aprendizagem do aluno, e muitos já utilizam esse recurso como apoio aos estudos, então, negligenciar essa realidade é uma forma de comprometer a formação de um cidadão digital, limitando suas oportunidades de aprendizagem, integração social e inserção no mercado de trabalho. 

O celular possibilitou o acesso à tecnologia para diversas famílias brasileiras, sobretudo com redução constante dos custos de aquisição do aparelho como uma forma de incentivo ao consumo dos serviços de Telecom como voz e dados. Pesquisas do IBGE evidenciam a ascensão desse recurso nas famílias brasileiras de baixa renda per capita principalmente nos estudantes da rede pública de ensino.

O alto índice de rejeição dos gestores nas escolas ao incremento do celular em sala de aula demonstra falta de despreparo com esse cenário, sendo a força e o poder a única ferramenta pedagógica para controlar os alunos, evitando ameaça a autoridade do professor.

Sou a favor de uma visão positivista do uso do celular em sala de aula, precisamos compreender que nossos alunos não usam mais papel e caneta mas sim dispositivos móveis, então, por que navegar contra a maré?

Utilize essa poderosa ferramenta como meio de empoderamento do aluno no processo de aprendizagem, não os considerando como meros expectadores de aulas expositivas, mas sim como agentes do próprio conhecimento.

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL. Celulares – Brasil registra 241 milhões de linhas móveis em operação em setembro de 2017. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/institucional/component/content/article?id=1805> Acesso em 09 de Novembro de 2017.

BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal – 2015. Acesso em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv99054.pdf>Acesso em 09 de Novembro de 2017.
  
Imagem Licença CC0 Creative Commons - Site Pixabay

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