QUEM NÃO COMUNICA, SE TRUMBICA!!!!!

Quem não se comunica, se trumbica!

Como diria o saudoso Chacrinha:
- Quem não se comunica, se trumbica!
E ele estava certíssimo, afinal habilidade em comunicação está nos principais critérios de observação para contratação de um futuro funcionário.
As empresas investem milhões de reais visando em melhorar a comunicação entre seus funcionários.
Saber expressar-se com clareza deixou de ser um diferencial para tornar-se uma obrigatoriedade, muitos atribuem está competência aos líderes, mas mesmo nas atividades operacionais os profissionais devem dominar a comunicação para evitar transtornos em documentos, e-mail e na comunicação com clientes ou fornecedores.
Caso seja tímido vale a pena investir no desenvolvimento de técnicas que melhorem sua comunicação, independente da sua área de atuação, afinal a comunicação é avaliada no primeiro contato, seja através de uma convocação de entrevista ou numa negociação com o cliente.
Por isso já fica a primeira dica!
1 ) Ao receber a primeira ligação de interesse em seu currículo esteja em um local que permita falar de forma clara e objetiva com o entrevistador, caso não seja possível solicite o telefone e nome de contato e retorne o mais breve possível.
2 ) De nada adianta ter um currículo com diversos diplomas se você ainda não desenvolveu sua comunicação. Pense! Entre um MBA e um treinamento de desenvolvimento em comunicação eficaz, vale a pena investir na segunda opção, assim você terá propriedade para vender suas competências e diplomas na entrevista. Vença a timidez e aprenda a falar com propriedade e colha os frutos na sua carreira.
3 ) Treine para vencer a timidez ou a insegurança. Por mais difícil que seja, pratique em casa, com amigos e no trabalho em reuniões ou apresentação. A prática levará a condicionar sua ansiedade e desenvolver sua comunicação em público.
4 ) Preparação. Quanto mais preparado mais seguro estará para comunicar-se com outras pessoas. Antes de ir para uma entrevista leia e estude seu currículo, faça um check-list  de suas habilidades e planos futuros para o desenvolvimento de sua carreira.
5 ) Ouvir. Uma habilidade do comunicador é saber ouvir. Cuidado para ficar pensando na resposta e perder informações importantes na comunicação. O bom ouvinte é o que também sabe ouvir!
6 ) Não confie apenas na memória quando for a uma entrevista tenha em mãos seus currículo, em uma reunião tenha um check-list e em apresentações use recursos visuais como projetores.
Olhe na base da sua carreira para depois desenvolver o topo!!!!
Muitos se preocupam com os diplomas de pós-graduação mas esquecem de desenvolver o básico: comunicação eficaz!!!!!

Boa sorte e sucesso profissional!

Comentários

  1. Caríssima, tudo bem se eu utilizar a imagem acima em um texto meu?
    Grato.
    Alisson Barreto (alissonbarreto1@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de Leitura!

E-BOOK: O QUE É APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS?

EMPREGO OU TRABALHO?