O MEU PRIMEIRO CURRÍCULO!

O currículo é a chave para abrir a porta do primeiro emprego.

Já recebi diversos currículos horríveis e engraçados. Acabei criando uma pasta em meu e-mail com o título: “Pérolas do Currículo”.

Mas antes de rir um pouco, leia algumas dicas para “Seu Primeiro Currículo”:

1) Formatação. Escolha letras conhecidas como Arial, Verdana ou Times New Roman, tamanho 11 ou 12 e, por favor, seja fiel a letra escolhida para manter seu currículo uniforme.

2) Dica de formatação: Aumente as margens laterais, para evitar o efeito de folha vazia. Aumente 20% ou 30%.

3) TÍTULO: Comece seu currículo com seu NOME, tamanho 14 ou 16 para deixá-lo em destaque. Não use os títulos, nem sob tortura: CURRICULUM VITAE ou CURRÍCULO. Afinal, ninguém manda uma receita de bolo para arrumar um emprego, mesmo que você seja do setor de culinária precisa encaminhar seu currículo para ser selecionado e contactado.

4) Não coloque foto. Caso necessário a empresa entrará em contato solicitando.

5) DADOS PESSOAIS: Coloque endereço completo, telefone com código de área da sua cidade, exemplo: 011 4545-4545, e-mail e idade.
Importante: Coloque o e-mail apenas se possui o hábito de acessá-lo constantemente, muitas empresas encaminham a convocação de vagas e entrevistas por e-mail. Data de nascimento pense na pessoa que recebe milhares de currículos por dia, ela não vai ficar calculando a idade de todos, por isso, coloque sua idade.

6) OBJETIVO, caso você tenha um curso técnico ou alguma qualificação profissional, mesmo sem experiência, pode colocar o cargo pretendido, mas, se você esta no grupo que aceita qualquer emprego, melhor não especificar o cargo, assim você aumenta as suas chances de ser convocado para uma entrevista de emprego.
Jovens sem qualificação técnica ou profissional coloquem trabalho voluntário ou social, projetos, trabalho cientifico, estágio, capacitação profissional, cursos, etc.. VOU POSTAR MODELO PARA ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO.

7) FORMAÇÃO OU ESCOLARIDADE mencione a conclusão do ensino médio ou se estiver cursando mencione a série. Aproveite para relacionar todos os cursos que você realizou, mas apenas se for relacionado com a vaga ou mercado de trabalho. Exemplo: Informática, inglês, secretariado, atendimento ao cliente, vendas, etc.. No curso de idioma mencione sua proficiência, exemplo: básico, avançado, intermediário ou fluente.

8) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, Aqui vale mencionar experiência profissional, estágio ou trabalho voluntário. Caso não tenha participado de nenhuma das atividades citadas, não coloque este item no currículo. Por isso reforçamos a importância de utilizar o tempo livre. Faça um estágio ou trabalho voluntário.

9) ATIVIDADES ADICIONAIS aproveitem para mencionar as palestras que você participou. Aproveite que o SENAC, SESI, CIESP, PREFEITURA MUNICIPAL, FACULDADES, UNIVERSIDADES, ESCOLAS, ETC... Realizam eventos ou palestras, e o melhor sem ter que pagar por isso!

10) ENVIO: Hoje as agências e empresas trabalham com cadastro pelo site ou envio por e-mail. Tenha seu currículo salvo em formato PDF e WORD. Quando encaminhar por e-mail, aproveite para colar o currículo após o texto de apresentação, caso a pessoa não consiga abrir o anexo terá acesso as suas informações.

Lembre-se que o seu primeiro currículo não será unico!

A cada novo conhecimento você deverá atualizado!

Este modelo é indicado para estudando do ensino médio ou curso técnico que estão em busca das primeiras oportunidades profissionais.

Boa sorte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicação de Leitura!

E-BOOK: O QUE É APRENDIZAGEM DE MÁQUINAS?

EMPREGO OU TRABALHO?